Dicas Informais

Como instalar o Windows 8.1 pelo Pendrive USB

Windows-8.1
Instalar um sistema operacional a partir de um pendrive USB envolve principalmente três etapas: tornar o disco USB bootável, a cópia todos os arquivos do sistema operacional para o disco USB, permitindo a inicialização de USB no seu PC, e finalmente a instalação do sistema operacional.
Os usuários mais antigos do Windows sabemr que tornar um pendrive bootável é relativamente fácil se você souber realizar um ou dois comandos por meio do prompt de comando, o CMD. Uma vez que nem todos os usuários se sentem confortáveis ??trabalhando com linha de comandos, neste guia, vamos orientá-lo através de dois métodos com instruções passo-a-passo para instalar o Windows 8.1 de um disco flash USB.
Vale lembrar que ambos os métodos que trarei são compatíveis com Windows 32-bit e 64-bit.
Método 1: Preparando um disco USB bootável usando um softwares.
NOTA: Neste guia, estamos preparando um disco USB bootável em um PC com Windows 8, mas você pode usar esse mesmo método para criar um disco USB bootável no Windows 7 também.
Mesmo que hajam inúmeras boas ferramentas internet afora, inclusive a feramenta da própria Microsoft,  o  Windows 7 USB/DVD Download Tool, vamos usar o software Rufus, como é a melhor ferramenta para realizar este processo.
1° Passo: Conecte seu disco USB que você vai usar nesse processo de instalação do Windows. Lembre  se de fazer o backup de todos os dados de seu pendrive antes de continuar este processo, pois vamos formatá-lo.
2° Passo: Acesse esta página e faça o download da versão mais recente do software Rufus. O tamanho do download é de cerca de 0,5 MB.
3° Passo: Dê um duplo clique no arquivo baixado Rufus.exe para iniciá-lo. (Não é necessária a instalação). Você verá uma pequena caixa de diálogo: “Você deseja permitir que o Rufus verifique se há atualizações de aplicativos?” Clique em Yes ou No para continuar.
4° Passo: Escolha o seu disco USB no menu suspenso Device, selecione o esquema de partição e tipo de sistema de destino como MBR partition scheme for BIOS or UEFI computers, e selecione como Sistema de arquivos NTFS.

NOTA: Se você está se preparando o pendrive bootável para um PC UEFI, você precisa selecionar o esquema de partição e tipo de sistema de destino como esquema de partição GPT para computador UEFI e sistema de arquivos FAT32 . Saiba UEFI não suporta a versão do Windows 8.1 32 bits.
5° Passo: Em seguida, marque a caixa Create a bootable disk using “Criar um disco de inicialização usando”, selecione ISO image “Imagem ISO” e, em seguida, clique no ícone de CD / DVD para procurar o arquivo ISO do Windows 8.1. E se você tiver um DVD do Windows 8.1, sugerimos que você use o método 2.
6° Passo: Pronto! Seu disco flash USB bootável do Windows 8.1 está pronto! Agora você pode conectar ao PC, alterar a BIOS para iniciar a partir de discos USB e, em seguida, iniciar a instalação do Windows 8.1 normalmente.
Método 2: Preparando um disco USB bootável usando o prompt de comando
Passo 1: Abra o prompt de comando como administrador. Para fazer isso, no Windows 8, pressione simultaneamente as teclas Windows + X para ver o Power Menu no canto inferior esquerdo da tela, clique em Prompt de Comando (admin) e clique em Sim para o UAC para iniciar o prompt com privilégios.
Se você estiver no Windows 7, o menu Iniciar aberto, digite cmd na caixa de pesquisa da tela Iniciar e, em seguida, pressione simultaneamente Ctrl + Shift + Enter para executar o prompt de comando como administrador.
Passo 2: Em seguida, no prompt de comando, digite o seguinte comando:
Digite DISKPART e pressione a tecla Enter.

Passo 3: Escreva LIST DISK e pressione a tecla Enter para ver a lista de todos os discos conectados ao seu PC.
ATENÇÃO: Aqui, você precisa anotar o número do disco de seu flash drive USB que você deseja tornar inicializável. Por exemplo, na imagem abaixo, o número de disco do meu drive USB é “Disco 1”.Sugerimos que você verifique novamente o número de disco do seu drive USB antes de prosseguir para a próxima etapa como vamos formatá-lo e digitar um número de disco errado pode apagar as outras unidades conectadas.

Passo 4: Digite os seguintes comandos, um por um e pressione a tecla Enter após digitar cada comando.
SELECT DISK 1 (substitua o “1” com o número do disco do seu disco USB)
CLEAN
CREATE PARTITION PRIMARY
SELECT PARTITION 1
ACTIVE
FORMAT FS=NTFS QUICK
ASSIGN
EXIT
Feche o Prompt de Comando.

Passo 5: Em seguida, você precisa inserir o DVD de instalação do Windows 8.1 ou montar o arquivo ISO do Windows 8.1 usando algum sistema de disco virtual. Se você estiver no Windows 8, a montagem do arquivo ISO é bastante simples, o botão direito do mouse sobre o arquivo ISO, selecione a opção Mount. Quando você montar o arquivo ISO, você verá uma novo drive virtual no computador (Meu Computador).
Passo 8: Nesta etapa, você precisa copiar todos os arquivos, incluindo arquivos autorun.ini de seu  DVD do Windows 8.1 ou de sua unidade montada. É pronto, só isso! Seu disco bootável do Windows 8.1 está pronto!

Boa sorte! Você pode reiniciar o computador ou conectar o seu disco USB no computador no qual você deseja instalar o Windows 8.1 e começar a instalar a versão mais recente do Windows.

Fonte

14 Comentários

14 Comments

  1. Armando Di Marco Filho

    17/08/2013 em 15:25

    Bom dia Amigo,Achei seu tutorial uma maravilha,Mas vou deixar uma crítica construtiva procure sempre se atualizar pois você é bom.
    Sem seus conhecimentos seria difícil de fazer esse procedimento e estou falando isso unica e exclusivamente porque o aplicativo usado por você mudou um pouquinho ai tive algumas dificuldades,No demais o seu trabalho é dez!
    OBRIGADO!

  2. EDIVAR

    13/09/2013 em 17:29

    Bem interessante suas dicas.As imagens não carregaram aqui, mas o tutorial tá bem esclarecedor.

  3. ॐ Amilton Quadros ॐ

    19/09/2013 em 21:11

    ;0

  4. Nataniel Leite

    10/10/2013 em 21:04

    Valeu mano ajudou muito.

  5. Nataniel Leite

    10/10/2013 em 21:04

    Valeu mano!!!!!! ajudou muito.

  6. Luck

    21/10/2013 em 18:46

    (h)

  7. Anônimo

    08/11/2013 em 14:24

    🙂 🙂 :)) =)) 🙁 🙁 :(( :d :-d @-) :p 😮 :>) (o) [-( 😕 (p) :-s (m) 😎 :-t :-b b-( :-# =p~ :-$ (b) (f) x-) (k) (h) (c) cheer

  8. Miolo Mole

    18/11/2013 em 16:57

    Fiz as etapas mas parei em " montar o arquivo ISO com win 7".. ou seja, voltei a estaca zero! :/

  9. Anônimo

    02/01/2014 em 16:12

    Valeu brother!
    Como eu tenho apenas o dvd de instalção, tive q fazer através do prompt de comando e funcionou.

  10. Anônimo

    10/02/2014 em 17:13

    vlw cara t++ abrç

  11. Anônimo

    14/03/2014 em 00:45

    a mim dame este erro :s
    "Extracting: G:sourcesinstall.wim (4.1 GB)
    Error writing file: [0x00000015] O dispositivo não está preparado."

    • Anônimo

      10/07/2014 em 02:51

      ola isso ocorre qdo nao seleciona o formato nfts. Altere que vc conseguirá

  12. Iremar Domingos

    11/04/2014 em 22:50

    Não faço idéia de como instalar UEFI SE a ISO do Windows é mais de 5 GB mas só dá pra usar pendrive em FAT 32 rpa bootar em UEFI. taí algo que ninguém nunca explica. Legal o tutorial seu!

  13. Anônimo

    03/02/2015 em 01:26

    Valeu pelo tuto, mesmo em 2015 ele serviu muito, não conhecia o programa Rufus mas achei ele muito bom e o mais rápido de todos que eu testei.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

^ Topo